sábado, 3 de outubro de 2009

CAPOEIRA NAS OLIMPÍADAS DO RIO???


A Confederação Internacional de Capoeira, presidida pelo mestre Valdenor dos Santos, antecipa as exigências do COI (Comitê Olímpico Internacional) a fim de buscar o reconhecimento olímpico do esporte.
O objetivo principal da Confederação é levar a capoeira às Olimpíadas de 2016, já que o maior evento desportivo do mundo acontecerá no Brasil. "O momento de levar a capoeira ao mundo será nos jogos olímpicos do Brasil. A divulgação do esporte será enorme e proporcionará grandes benefícios à sociedade brasileira e ao mundo", previu Santos.
Para tanto, a Confederação tem divulgado em congressos mundiais uma forma padronizada para a prática do desporto, uma vez que este é praticado de diferentes formas ao redor do mundo. Procedimentos técnicos, regulamentos, uniformes e graduações são as pautas levadas aos congressos. Contudo, há um grande impasse nessa trajetória, pois o esporte é escasso de patrocinadores e não há incentivo do poder público, o que causa uma barreira significativa para tornar real o sonho dos praticantes da capoeira.
Ainda que haja falhas no projetos, Mestre Valdenor indica que "a capoeira já se encontra moldada para ser olímpica, pois já possui um regulamento internacional de competições";
Por mais que a arte marcial brasileira seja praticada em todos os continentes, é notável que ainda engatinha em direção aos jogos olímpicos. Isso se deve ao fato da população concebê-la de outras formas que não o esporte marcial, como é observado pelo presidente da Confederação Internacional: "A capoeira precisa estar evidente nos meios de comunicação de massa. Na televisão, no rádio, na internet, assim como o futebol, o voleibol e a natação estão. (...) A capoeira precisa ser vista como esporte pelas pessoas, como arte marcial, e não somente como história e cultura".

13 comentários:

  1. Não sabia que você tinha tirado essa foto...

    ResponderExcluir
  2. dahora mano
    Só divulgando MUITO mesmo em todos os continentes para que o COI oficialize como modalidade.

    e casquei o bico com os comentários seu e do Guilherme ai
    aHUAhuaHUAhuaHUAhuaHUA

    ResponderExcluir
  3. Eu axei massa!E é isso mesmo, principalmente no tocante
    às graduações, a Capoeira tem muito o que se padronizar mas a gente chega lá ainda eu tenho fé !!!

    ResponderExcluir
  4. capoeira e arte e luta e cultura capoeira nao e jogada com o corpo e sim com o coraçao axe a todos

    ResponderExcluir
  5. ÓTIMO , a capoeira e um esporte brasileiiro
    i deve ser siim um esporte ólimpico
    eu coomo uma capoeirista concordo plenamente né :p

    ResponderExcluir
  6. sempre fiquei imaginando uma abertura de olimpíada com capoeira... angola e regional.. nossa !! d++

    ResponderExcluir
  7. A capoeira já é um esporte muito divulgado e valorizado fora do Brasil.
    O meu maior medo é ver o Brasil perdendo medalhas de ouro para outros países, por terem escolhidos atletas de menor expressão para representar o Brasil "os sarobas", ou perder para brasileiros naturalizados em outros países.
    Lembro que os nossos melhores capoeiristas estão ganhando fama e dinheiro em outros países, principalmente na Europa por falta de incentivos, proficialização da capoeira e valorização cultural.

    ResponderExcluir
  8. Tribus capoeira na olimpidas do rio 2016 é noisx!(9173-1151 curitiba pr hehe

    ResponderExcluir
  9. RÁDIO IÚNA A RÁDIO AMIGA DO CAPOEIRA.

    www.radioiuna.com

    A única e verdadeira rádio do capoeirista
    transmitida ao vivo para todo planeta.

    APOIA SEUS PROJETOS E JA DIVULGAMOS AQUI NA RÁDIO.

    UM ABRAÇO

    MESTRE COBRA CORAL - SÃO PAULO S-P
    CAPOEIRA TERRANOSSA

    ResponderExcluir
  10. Nossa, Muito boa Ideia... Acho que não só eu, como a maioria acharia uma chance clara e rara da capoeira se popularizar e se espalhar (Globalizar) neste mundão de Meu Deus... Claro, Alguns não gostam disso, não gostam da capoeira e tal, mas este já da para dizer que é uma modalidade digna de Olimpíadas! Como Ali no Texto diz, a capoeira já tem Ligas, Copas regionais, municipais, campeonatos e outros... Já tem federação Brasileira (Nacional), e internacional (cada cantinho do mundo)... Essa também dará oportunidade de medalhas para os países mais fracos, que quase nunca ganha nada! Como por exemplo a Angola! E Claro, Outros, Os mais fracos da África, Oceania (Onde, pelo que eu li, é muito popular), América do Sul, Norte, Caribe, e até Europa, onde existem pouca tradição, mas ainda tem muitos apaixonados e praticantes como em Portugal que ganhou muitas vezes o Campeonato Europeu, que por sua vez já existi... Então Acho que devemos todos incentivar isso, tentar convencer o Comitê Olímpico (mostrando todas as portas que se abrirão pra novas chances de sucesso da modalidade)etc e tal... OBS.: O Badminton era e ainda é tradição e paixão originalmente da Ásia, entrou tendo praticantes do mesmo jeito que tem a Capoeira... Esta lá até hoje, Apaixonando novas pessoas e tendo mais Popularidade (criando cada vez mais escolas pelo mundo todo e ligas também)... Então, Como minha Última escrita, "Comitê.. Se você deu chance para o Badminton (Amor e Tradição da população Asiática, que aos poucos foi criando seu sucesso com seu incentivo) porque não podemos mostrar a nossa tradição também? para que vá sendo um dos ícones como o Badminton! Eu Particularmente não gosto do esporte, mas acho que é muito bom para as outras pessoas que gostam e que praticam! Abraço a Todos e Até a Próxima!

    ResponderExcluir
  11. A capoeira tem que ser um esporte olimpíco sim!pq e o unica arte marcial totalmente brasileira tem algumas pessoas que não acham a capoeira uma arte marcial sim uma dança mais e bom dizer que a capoeira e uma arte marcial desfaçada de dança!É tbm pq a capoeira no brasil tem que ser mais valorizada por as "autoridades do esporte",pq a capoeira ta sendo mais valoriza em outros paises como a Europa que valoriza mt o "nosso"esporte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ASOCIACIÓN ALDEIA DE BAMBAS DE CAPOEIRA! PROFESORA CORAL!
      Os gonvernantes do Brasil deveriam apoiar mais os capoeiristas que estão aqui na Europa levando a bandeira da capoeira e não tem apoio de ninguem, quero dizer: do governo federal, o unico apoio que tem é do seu proprio grupo. Tem mestre que ja leva 10 anos na espanha divulgando não só a capoeira mais também o nosso idioma não tem nem um apoio de uma passajem pra ir visitar o seu proprio paiz, quando quer ir tem de pagar do seu proprio bolso! Isso é uma vergonha eles gostam da nossa cultura e não apoiam com nenhuma ajuda financeira!

      Excluir